Revista Bons Conselhos

Monday, September 26, 2005

Instituto Amazônia Celular lança Pró-conselho no Norte do Brasil

Júnia Leticia

A partir deste ano, os Estados do Maranhão, Pará, Amazonas, Roraima e Amapá poderão contar com o Pró-conselho, implementado pelo Instituto Amazônia Celular na região. No Maranhão, no Pará e no Amazonas, o lançamento do programa acontece ainda no primeiro semestre de 2003: de 18 a 27 de fevereiro (MA), de 24 de março a 10 de abril (PA) e dia 6 de maio (AM). Roraima e Amapá terão seus Pró-conselhos no segundo semestre de 2003, ainda sem data prevista. Nos lançamento, o Instituto está sendo acompanhado pelo Unicef e pelo Ministério Público.

A implantação do programa ocorreu após um ano de acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Telemig Celular (ITC). “Aprendemos bastante para podermos lançar o Instituto na região Norte e seguir o programa de sucesso que o ITC vem fazendo. Tivemos de adaptar o Pró-conselho às diferenças regionais, culturais e até de geografia, porque as distâncias no Norte são muito grandes e os meios de transporte, diferentes dos do Sudeste”, conta a gerente cultural da Amazônica Celular, Daniela Barion.

O Instituto Amazônia Celular foi lançado com a missão de fortalecer a rede de defesa dos direitos da criança e do adolescente nos Estados, criando, instrumentalizando, divulgando e capacitando os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) e os Conselhos Tutelares (CTs), por meio de articulação, mobilização e parceria com diversos atores sociais, de forma independente, porém convergente com o fortalecimento da marca da Amazônia Celular. “Na verdade, é exatamente o mesmo programa desenvolvido pelo ITC. A filosofia que nós estamos trabalhando é promover a interação entre o Instituto Amazônia Celular e o Instituto da Telemig para obtenção de melhores resultados, com menor tempo e menor custo”, diz Daniela Barion.

Além do ITC e do Unicef, o Instituto Amazônia Celular conta com o apoio do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), dos Conselhos Estaduais dos Direitos do Maranhão, Pará e Amazonas, da Procuradoria Geral dos Estados, das Secretarias da Ação Social do Pará e do Amazonas, da Associação Comercial do Maranhão e da Câmara Setorial de Responsabilidade Social do Pará.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home