Revista Bons Conselhos

Monday, September 26, 2005

ITC junta-se à Pastoral do Menor no combate à fome

Júnia Leticia

A parceria surgiu tendo como base as ações sociais, culturais e esportivas que o Instituto Telemig Celular (ITC) realiza no interior do Estado de Minas Gerais para arrecadar alimentos. Como auxiliar no combate à desnutrição infantil, o projeto adotará a multimistura, criada pela Pastoral do Menor.

O município escolhido como cidade-piloto do projeto foi Araçuaí, localizada no Alto Jequitinhonha. “Trata-se de uma região muito carente, em que o ITC mantém um coral de meninos que é dirigido pelo grupo teatral Ponto de Partida”, conta a gerente de projetos do Instituto, Ana Borges. Com a implantação, além dos alimentos, toda a renda arrecadada com os espetáculos realizados pelo coral, assim como as demais ações desenvolvidas pelo ITC, serão revertidas a um fundo de combate à fome. O recurso destina-se a complementar os alimentos escassos nas doações.

Em cada evento, 50% dos mantimentos arrecadados serão destinados aos projetos do município onde aconteceu a ação; o restante irá para Araçuaí. “Além de mandarmos o alimento para a localidade e de haver os recursos do fundo, vamos selecionar as famílias a serem beneficiadas. Um dos critérios para receber o kit mensal está relacionado à educação alimentar. Haverá cursos sobre o valor nutricional dos alimentos e de receitas que otimizem os recursos locais. Para receber a cesta, a família tem de ter, ainda, uma horta ou criar galinhas, por exemplo, para obter os alimentos complementares. Às famílias que não puderem plantar, a prefeitura disponibilizará uma horta comunitária”, ressalta Ana Borges.

O projeto foi lançado dia 26 de março, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e contou com a presença do assessor especial da presidência para a área social e envolvimento empresarial da Telemig Celular e ex-presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew. O evento teve também a apresentação do espetáculo A santa ceia, do grupo Ponto de Partida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home